Copie os Melhores!
Quando eu era professor de física, aprendi muitas coisas que se mostraram extremamente úteis na minha profissão de marketing multinível. Costumo dizer que Deus me preparou para a minha atual profissão de uma forma que eu jamais seria capaz de perceber na época, mas que hoje é clara e cristalina.
Obviamente que, antes de ser professor, eu fui aluno. E, quando tive que escolher minha profissão, percebi que a vasta maioria dos meus heróis eram educadores e cientistas. Pessoas que se dedicavam a uma causa de bem maior à humanidade.
Como aluno tive alguns professores extremamente inspiradores. Pessoas que mudaram a minha forma de pensar pela sua grande capacidade de contar histórias. Mesmo dando aula de física ou matemática, é a habilidade de contar histórias que faz toda a diferença.
Um professor em especial, me inspirou demais, com suas histórias fantásticas!
Mas, um dia, durante uma pesquisa, descobri que uma das histórias dele não era dele. Ele contava como se fosse ele o protagonista, mas, na verdade, aquilo tinha sido vivido por um grande cientista brasileiro nos anos 50.
Descobrir aquilo acabou comigo! Um dos meus heróis estava desmoronando na minha frente! Mais tarde vim a saber que quase tudo que ele contava era mentira. Eram situações vividas por outras pessoas que ele “tomava emprestadas”.
Porque eu to falando isso? Bem, tenho visto algumas pessoas fazendo isso nos nossos treinamentos. Aliás, já vi uma pessoa contando até uma história minha, que está no meu CD de treinamento de produtos, como se fosse dele! Incrível a cara de pau! Pior do isso: vi gente contando histórias de diamantes americanos, que estavam em antigas fitas da ProNet, como se fossem deles!
Entenda: o nosso negócio é um negócio de copiar. Copiamos o tempo todo as pessoas bem sucedidas. Não é vergonha nenhuma isso. O problema é quando você se apropria de algo que não é seu.
Fica feio.
No dia que o cara contou a minha história, as pessoas que já tinham ouvido o meu CD de treinamento começaram a olhar pra mim como quem diz “O cara tá roubando sua história!”. Ficou bem feio pra ele.
O nosso negócio é maravilhoso! Você não precisa melhorar ele com mentiras e nem se apropriando de histórias de outras pessoas.
Copie o Renato Beirão, copie o Izaias Liborio, copie o Lino Barbosa, copie o Francisco Fuji, copie o Vitor Shoyama, copie, copie, copie e copie, mas nunca perca sua essência.
E lembre-se: SEJA EXCELENTE!
Mauro Pennaforte
Nenhum comentário:
Postar um comentário